top of page

Instabilidade da Patela

Instabilidade da Patela

A instabilidade patelofemoral é uma doença de etiologia multifatorial que acomete a articulação da patela (rótula) com o fêmur, tornando a patela mais propensa a luxar (desencaixar de sua posição normal).

Na maioria das vezes, o primeiro episódio de luxação ocorre na adolescência durante uma simples caminhada ou durante uma pratica desportiva.

No momento da luxação, o paciente sente uma dor súbita e intensa; logo em seguida surge edema local. Geralmente, a patela volta ao lugar espontaneamente, mas em alguns casos é necessário intervenção médica.

Após essa primeira luxação, o adolescente começa a ficar inseguro com qualquer movimento que faça com o joelho, podendo até ter novas luxações, o que chamamos de luxação recidivante de patela.

O diagnóstico da instabilidade patelofemoral é inicialmente clínico, ou seja, guiado pela história clínica do paciente e exame físico. Os exames de imagem como radiografias e tomografia auxiliam na identificação das causas do problema. A Ressonância Nuclear Magnética também é necessária na investigação diagnóstica, a qual tem a finalidade de avaliar a cartilagem da patela e do fêmur, que podem estar danificadas devido às subsequentes luxações.

O tratamento da instabilidade patelofemoral deve ser individualizado de acordo com a idade, nível de atividade, profissão e grau de instabilidade. Podendo ser:​

Pronto para atender de forma eficaz e atualizada, com aparelhos modernos, buscando e dedicando-se para resolver o problema do paciente por completo, auxiliando ainda no pré e pós cirúrgico, sanando qualquer tipo de dúvida ou questões apresentadas pelo paciente.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Contato

(67) 3421-6641

(67) 99240-9315

Rua Firmino Vieira de Matos, 1309 - Vila Progresso

Clínica Mente Saudável 

contato@dralvarosouto.com.br

Seg - Sex 08:00 - 18:00

© 2018. Dr. Álvaro Souto. Criado orgulhosamente por Eficienthis

bottom of page