Operar doutor? Na minha idade não posso mais ser operado.
- Dr. Álvaro Souto
- 13 de jul. de 2018
- 1 min de leitura

É muito comum ouvirmos do paciente a seguinte frase: “Operar doutor? Na minha idade não posso mais ser operado”.
Se você acha que essa frase é verdadeira, vale a pena ler este post!
A informação mais importante a ser transmitida, é que a idade avançada NÃO é fator isolado para contraindicar qualquer procedimento cirúrgico. O que deve ser avaliado com cuidado, são as indicações para o procedimento e as condições clínicas do paciente no momento da indicação.
Os melhores exemplos são as artroplastias (próteses) de joelho e quadril. Temos que ser muito criteriosos na hora da indicação, para que a relação risco/benefício seja vantajosa para o paciente.
Vejam essas duas situações:
Situação A – Paciente de 62 anos, já submetido à cirurgia cardíaca prévia, que mantém episódios de dor precordial (dor no peito) durante maiores esforços. Apresenta uma artrose no joelho direito com uma dor grau 7, numa escala de 0 a 10.
Situação B – Paciente de 86 anos, sem cirurgias prévias, com hipertensão arterial e diabetes controladas pelo uso de remédios. Apresenta uma artrose no joelho direito e dor grau 8, numa escala de 0 a 10.
Qual deste paciente tem um menor risco e um maior benefício com a cirurgia? Sem dúvida nenhuma o paciente da situação B! E, curiosamente, é o paciente mais velho! Agora você entendeu como, na prática, a idade em si não é o fator mais importante?
Por todos estes motivos, acreditamos que um risco cirúrgico bem feito, aonde todos estes fatores serão levados em consideração, é fundamental para o sucesso de qualquer procedimento cirúrgico.
Fonte: www.ortopedia.blog.br
Comments