Bursite no Joelho: As causas, sintomas e tipos da lesão
- Admin
- 5 de out. de 2018
- 5 min de leitura
A Bursite no joelho ocorre com a irritação ou inflamação em uma das bursas do joelho. Bursas são pequenas bolsinhas cheias de líquido, que reduzem o atrito entre duas superfícies. Elas são encontradas em todo o corpo, e se situam sempre entre ossos e músculos, tendões ou ligamentos, fazendo um papel parecido com o dos rolamentos. As bursas permitem que os músculos se movam livremente contraindo e relaxando sem serem submetidos a muita tensão ou fricção.
A bursite é causada geralmente por atrito repetitivo na região articular, seja a permanência por muito tempo em uma superfície, por movimentos como saltos, chutes, tensão muscular, ou no caso de uma lesão repentina no joelho, como uma pancada. Ela geralmente se manifesta com dor e inchaço, geralmente abaixo ou atrás do joelho.
Fatores de Risco
A Bursite no Joelho é uma queixa comum, mas os seguintes fatores podem aumentar o risco de desenvolver essa dolorosa condição.
Determinados esportes: Esportes que fazem o joelho sofrer golpes diretos e frequentes ou que arrastem os joelhos com frequência: como jiu-jitsu, futebol e voleibol aumentam o risco de bursite no joelho. Corredores podem desenvolver dor e inflamação na bursa anseriana, localizada no lado interno do joelho abaixo da articulação.
Ajoelhar excessivamente: As pessoas que trabalham sobre os joelhos por longos períodos de tempo – limpadores de carpete, encanadores e jardineiros – têm maior risco de bursite no joelho.
Obesidade e Artrose: A Bursite anseriana, que você conhecerá mais abaixo, afeta o lado interno do seu joelho, logo abaixo da articulação, e ocorre especialmente em mulheres obesas e com artrose.
Causas da Bursite no Joelho
A Bursite no joelho geralmente surge quando há pressão excessiva ou atrito na bursa.
Existem 4 causas principais:
A repetição excessiva de movimentos como ajoelhar ou agachar pode causar a inflamação da bursa do joelho.
Um músculo quando tensionado tende a empurrar e atritar na bursa, o que pode levar a irritação e inflamação.
A Bursite no joelho também pode se desenvolver após uma lesão, como uma pancada forte no joelho
. Se houver inchaço no joelho devido a desgaste por condição previamente existente como Artrite, inflamação ou Gota, este fluido em excesso pode se infiltrar na bursa, fazendo com que ela inche.
Sintomas da Bursite no Joelho
Os sintomas mais comuns de bursite no joelho são dor e inchaço (o joelho, por exemplo, pode ficar muito, muito inchado). Isso tende a aparecer gradualmente ao longo do tempo e os sintomas muitas vezes vêm e vão e nem sempre são consistentes. Se a bursite no joelho foi causada por uma lesão, os sintomas, no entanto, aparecem rapidamente.
Por vezes você pode sentir um caroço onde a bursa inchou. Isso é mais comum atrás do joelho e conhecido como cisto de baker. O cisto de Baker é causado por inchaço no joelho. Esse inchaço ocorre devido a um aumento na quantidade de líquido sinovial – o fluído que lubrifica as articulações. Quando esse líquido se acumula na parte de trás do joelho, num local chamado de bursa poplítea, ele forma um cisto.
Tipos comuns de Bursite no Joelho
Existem cerca de onze bursas localizadas ao redor do joelho e a bursite pode se desenvolver em qualquer uma das bursas do joelho.
Locais mais comuns de bursite no joelho:

1) Bursite pré-patelar (“joelho de empregada doméstica”)
Essa bursite ocorre na frente do joelho, logo acima da patela (antiga rótula). É um problema comum em pessoas que passam longos períodos ajoelhadas. Essa bursite causa dor e inchaço logo abaixo do joelho.
2) Bursite Anseriana (pata de ganso)

Ocorre no lado interno do joelho. A bursa de “pes anserine” situa-se entre o ligamento colateral mediano e os tendões mediais do joelho dos músculos gracil, sartório e semitendinoso. A Bursite Anseriana geralmente se desenvolve a partir do uso excessivo dos joelhos, e afeta mais comumente os corredores.

3) Bursite Semimembranosa ou Cisto de Baker
Esse tipo de bursite ocorre na parte de trás do joelho e é muito comum em associação com a artrite. A bursa semimembranosa situa-se entre um dos tendões isquiotibiais (semimembranoso) e o músculo gastrocnêmio da panturrilha. A irritação aqui é conhecida como Cisto de Baker ou Cisto Popliteal que causa inchaço e dor atrás do joelho.
4) Bursite Infrapatelar
Existem dois tipos de Bursite Infrapatelar que ocorrem logo abaixo da patela. A bursa infrapatelar superficial situa-se entre a pele e o tendão patelar e a bursa infrapatelar profunda fica ainda mais atrás do tendão patelar, amortecendo-a na parte de trás do osso da canela (tíbia).

5) Bursite Iliotibial
A Bursite Iliotibial ocorre no lado externo do joelho. A bolsa iliotibial fica entre a faixa iliotibial e a parte exterior do osso da canela, logo abaixo do joelho. É freqüentemente diagnosticada como síndrome da banda iliotibial.

Os dois tipos mais comuns de bursite do joelho são a a bursite pré patelar (“joelho de empregada doméstica") e o Cisto de Baker.
Como evitar a bursite no joelho
Como qualquer problema, prevenir é melhor do que remediar. As melhores coisas que você pode fazer para evitar a bursite no joelho são:
1) Se assegurar de que não haja desequilíbrio muscular na perna.
2) Usar almofadas nos joelhos para se ajoelhar em períodos prolongados
Alongar os joelhos antes de qualquer atividade física garante que os músculos não coloquem as bursas sob tensão extra e os exercícios de fortalecimento do joelho asseguram que o esforço passe corretamente pela articulação sem colocar pressão extra sobre as bursas.
Existem exercícios para evitar bursite, que são muito fáceis de se fazer e que podem ajudá-lo a evitar a bursite do joelho.
Tratamento e Medicação
Dependendo de quais partes do seu joelho são afetados pela bursite, o médico pode recomendar uma ou mais abordagens de tratamento.
Medicamentos
Se uma infecção causou a bursite do joelho, seu médico irá prescrever um curso de tratamento antibiótico.
Fisioterapia
O seu ortopedista especialista em joelho pode encaminhá-lo para um fisioterapeuta ou especialista em medicina esportiva, que pode ensiná-lo exercícios adequados para melhorar a aumentar a flexibilidade e fortalecer os músculos. Esta terapia pode aliviar a dor e reduzir o risco de episódios recorrentes de bursite no joelho.
Tratamentos Invasivos e Cirurgia para Bursite
Os tratamentos mais invasivos para o tratamento bursite do joelho podem incluir:
Injeções de corticoide (infiltração): Se a bursite é persistente e não responder aos tratamentos básicos, seu ortopedista especialista em joelho pode considerar a injeção de uma droga corticosteroide para reduzir a inflamação da bursa. Normalmente após uma infiltração a inflamação desaparece rapidamente.
Aspiração: Seu ortopedista especialista em joelho irá inserir uma agulha diretamente na bursa afetada para reduzir o excesso de líquidos e tratar a inflamação. Tal como acontece com uma injeção de corticoide a aspiração pode causar dor e inchaço a curto prazo e você pode precisar imobilizar o joelho por um curto período após o procedimento para reduzir a chance de inchaço recorrente.
Cirurgia: Se você tem bursite crônica e não responde a outros tratamentos, o seu médico pode recomendar que a bursa seja removida cirurgicamente, o que é bastante incomum.
Kommentarer