top of page

Operei o joelho! Quando posso treinar?

  • Dr. Álvaro Souto
  • 21 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

Uma das principais preocupações quando se realiza uma cirurgia no joelho, é o tempo de afastamento das atividades físicas. As características da lesão e a técnica empregada na cirurgia, irão nortear o tempo de recuperação e inatividade do paciente. Outra variante nessa equação, é a modalidade desportiva praticada pelo paciente. Dependendo do esporte praticado, o tempo de afastamento pode ser muito diferente.

Vamos, neste post, relacionar os principais procedimentos realizados no joelho, com seus respectivos tempos de afastamento do exercício:

Lesão de menisco – Tratamento: Meniscectomia parcial

Nas lesões meniscais, quando empregada a técnica de meniscectomia parcial, o paciente retorna as atividades físicas, em média, após 3 semanas.

Lesão de menisco – Tratamento: Sutura meniscal

Quando a técnica utilizada é a sutura, o paciente volta à prática desportiva plena, geralmente, em 2 a 3 meses.

Lesão do ligamento cruzado anterior – Tratamento: Reconstrução ligamentar

Nos casos de reconstrução do LCA, o retorno vai depender da modalidade desportiva pretendida pelo paciente. Após 4 semanas de pós-operatório, o paciente já inicia treino na bicicleta estacionária. Aproximadamente 8 semanas após a cirurgia, liberamos a prática de musculação. O retorno às atividades que demandem esforço rotacional no joelho, só acontece após 6 meses da cirurgia.

Fraturas no joelho – Tratamento: Osteossíntese

As fraturas ao nível do joelho podem acometer o fêmur, a tíbia ou a patela. Existem pequenas diferenças entre o tempo de recuperação e a complexidade no tratamento de cada uma delas. Porém, de uma maneira geral, após uma fratura no joelho, o paciente permanece afastado das atividades físicas por, no mínimo, 4 meses.

Artrose no joelho – Tratamento: Prótese Total de Joelho

Acometendo uma população já próximo ou acima dos 60 anos de idade, a artrose é causa frequente de abandono das atividades físicas. Nos casos graves, a solução é a colocação de uma prótese. Após a realização da cirurgia o paciente fica totalmente afastado das atividades físicas, por um período médio de 4 meses. Após este período, o paciente pode reiniciar, gradativamente, atividades físicas leves.

Nos casos de prótese de joelho, não é recomendável a realização de atividades que gerem grande impacto e sobrecarga no joelho.

Fonte: www.ortopedia.blog.br

Comments


Pronto para atender de forma eficaz e atualizada, com aparelhos modernos, buscando e dedicando-se para resolver o problema do paciente por completo, auxiliando ainda no pré e pós cirúrgico, sanando qualquer tipo de dúvida ou questões apresentadas pelo paciente.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Contato

(67) 3421-6641

(67) 99240-9315

Rua Firmino Vieira de Matos, 1309 - Vila Progresso

Clínica Mente Saudável 

contato@dralvarosouto.com.br

Seg - Sex 08:00 - 18:00

© 2018. Dr. Álvaro Souto. Criado orgulhosamente por Eficienthis

bottom of page