O que você sabe sobre Joelho?
- Dr. Álvaro Souto
- 23 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

A gravidade de cada lesão do joelho no esporte, seja competitivo ou recreativo, assim como a sua incidência, está diretamente relacionada aos aspectos anatômicos e biomecânicos de cada indivíduo e, por esta razão, se torna indispensável o conhecimento básico das estruturas envolvidas. O objetivo é que a conduta a ser empregada coloque o atleta, o mais precocemente, de volta ao esporte de origem e sem complicações. A articulação do joelho é basicamente formada por três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela, os quais estão unidos pela cápsula articular dos ligamentos e dos músculos, parte que estrutura a coxa e a panturrilha. A união destas três estruturas ósseas formam duas articulações, a patelofemoral e a tibiofemoral, existindo uma relação mecânica entre elas.
Na extremidade distal do fêmur encontram-se os côndilos grandes e convexos, que se articulam com a tíbia, divididos por um sulco central que forma a superfície articular da patela. Os côndilos são cobertos por cartilagem hialina espessa que serve para suportar as forças extremas sobre as superfícies articulares durante a descarga de peso. Na porção proximal da tíbia, conhecida como “platô tibial”, encontram-se duas conchas achatadas que são niveladas anteriormente pela diáfise da tíbia. Esta superfície está alinhada com a cartilagem hialina, onde se acomodam os côndilos femorais. Na divisão entre os platôs medial e lateral, encontra-se a região intercondilar que, na sua porção anterior, apresenta uma depressão. Ela serve como sítio de inserção para o ligamento cruzado anterior.
Já a articulação patelofemoral é formada pela superfície anterior do fêmur, conhecida como cavidade troclear, e as facetas posteriores da patela (maior osso sesamóide), onde se interpõem o mecanismo do quadríceps. Do vértice inferior da patela até a tuberosidade anterior da tíbia, encontra-se o ligamento patelar ou o tendão patelar. A cartilagem articular na face posterior da patela tem 5mm de densidade, sendo assim, a mais espessa do corpo humano.

Fonte: http://www.institutocohen.com.br
Comments